RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
Para proteger sua privacidade e segurança, oferecemos informações sobre possíveis fraudes ou crimes e algumas dicas que você deve ter em mente em aplicativos e sites de encontros e/ou namoro.
Perigos dos encontros online
Conhecer pessoas desconhecidas pela internet tem seus riscos. Entre as ameaças possíveis, estão as seguintes:
Fraudes em encontros online
Fraudes em aplicativos de encontros, também conhecidas como fraudes românticas ou golpes amorosos, ocorrem quando alguém acredita ter conhecido alguém afim em um aplicativo ou site de encontros e, na realidade, essa pessoa é um golpista. O golpista manipula ou engana a outra pessoa para ganhar sua confiança ao longo do tempo. Assim, no final, ele pode pedir dinheiro ou obter informações pessoais suficientes para roubar a identidade. Saiba mais sobre as fraudes românticas mais comuns aqui.
Aplicativos e sites de encontros falsos
Nem todos os sites ou aplicativos de encontros são genuínos. Houve uma inundação de sites de encontros falsos e aplicativos de encontros fraudulentos, de modo que, em 2022, o Better Business Bureau dos Estados Unidos emitiu um aviso sobre eles. Sites de encontros falsos podem ser difíceis de detectar, e as pessoas geralmente os encontram nos resultados de mecanismos de busca ou anúncios online. À primeira vista, eles parecem legítimos. Eles incluem login automático por meio de contas do Google ou Facebook, depoimentos, um aviso de que são apenas "para maiores de 18 anos" e links para páginas que você normalmente esperaria ver, além de uma política de privacidade e termos de serviço. No entanto, na maioria desses sites fraudulentos, a maioria dos perfis é falsa e responder geralmente custa dinheiro. Se você reclamar com a equipe de atendimento ao cliente, descobrirá que eles nem sequer existem de verdade.
Perfis falsos ou "catfishing"
Embora as estatísticas variem, estima-se que um em cada dez perfis em sites online seja falso. Os motivos para criar um perfil de encontros falso podem ser diversos: alguns são criados para vender um produto, enquanto outros são criados com o objetivo de estabelecer um relacionamento com alguém, fingindo ser outra pessoa. Outros perfis têm intenções mais obscuras e são projetados para enganar os usuários e roubar dinheiro deles.
Agressão e mensagens indesejadas
Um estudo do Pew Research Center em 2020 demonstrou que muitas mulheres experimentaram alguma forma de assédio em sites e aplicativos de encontros. 57% das mulheres entre 18 e 34 anos que usam esses sites afirmaram ter recebido imagens ou mensagens sexualmente explícitas não solicitadas. De acordo com o mesmo estudo, 19% das mulheres entre 18 e 34 anos relataram ameaças de lesões físicas.
Agressão
O mesmo estudo do Pew Center também revelou que 37% dos que buscam encontros online afirmam que outros usuários de um aplicativo ou site de encontros continuaram a enviar mensagens, mesmo depois de terem indicado que não tinham interesse em se comunicar com eles. Às vezes, o risco vai além dos usuários que não aceitam um "não" como resposta e pode se transformar em uma situação de assédio na vida real. Em alguns casos, os assediadores podem descobrir o endereço residencial ou de trabalho da outra pessoa e passar para a fase de assédio físico.
Vício em encontros online
Encontros online podem se tornar viciantes para algumas pessoas. Se você usa aplicativos de encontros online, é uma boa ideia fazer uma pausa de vez em quando. Isso lhe dará alguma perspectiva para se divertir com essa atividade, em vez de se estressar com ela.
Sinais de alerta ao usar aplicativos de encontros online
A segurança em encontros online é fundamental. Ao conversar com outros usuários, aqui estão alguns sinais de alerta a serem observados:
- Alguém que você conheceu apenas online pede ajuda financeira, talvez devido a uma crise pessoal.
- A pessoa afirma viver no mesmo país que você, mas atualmente trabalha no exterior, e, por isso, vocês não podem se encontrar pessoalmente a curto prazo.
- Alega ter ficado viúvo recentemente e ter filhos.
- Desaparece do site e reaparece com outro nome.
- Dá respostas vagas a todas as suas perguntas.
- Inunda você com elogios e sentimentos românticos exagerados no início do relacionamento.
- Propõe abandonar o aplicativo de encontros o mais rápido possível e continuar a conversa em outra plataforma, como o WhatsApp.
- Pede o endereço de sua casa ou local de trabalho, talvez sob o pretexto de enviar um presente ou flores.
- Conta histórias incoerentes ou melodramáticas sobre sua vida.
- Usa linguagem ou estruturas gramaticais incoerentes.
Muitas dessas são técnicas comuns que os golpistas usam como uma forma rápida de explorar usuários legítimos. Muitos golpistas farão propostas românticas muito rapidamente, esperando que os elogios baixem sua guarda, ou tentarão aproveitar sua compaixão.
Aqui estão alguns exemplos de comportamentos de usuários que você pode querer denunciar:
- Pedidos de ajuda financeira
- Pedidos de fotos explícitas
- Mensagens de menor de idade
- Mensagens abusivas ou ofensivas
- Tentativas de ameaça ou qualquer tipo de intimidação
- Perfis falsos ou duplicados
- Tentativas de vender produtos ou serviços
Dicas de segurança para encontros online
Embora não seja sua culpa se alguém se comporta de maneira agressiva ou inadequada com você durante um encontro online, você pode tomar algumas medidas para maximizar sua segurança. Aqui estão algumas dicas úteis a serem consideradas:
Use uma foto exclusiva
Evite usar em seu perfil online as mesmas fotos que você usa em suas outras contas de redes sociais. É muito fácil fazer uma pesquisa reversa de imagens no Google. Se você usar a mesma foto em seu perfil de encontros e no Facebook ou Instagram, as pessoas poderão encontrá-lo por meio de suas redes sociais. A partir desse momento, possíveis golpistas podem começar a obter informações sobre você. Da mesma forma, você não deve usar fotos que revelem onde você mora ou trabalha. Essas informações podem ser usadas para golpes de engenharia social. Por exemplo, um estranho pode afirmar que o viu no escritório e dizer que trabalha perto de você. Na realidade, essa informação seria falsa e destinada a ganhar sua confiança.
Proteja suas informações pessoais
Além de usar fotos exclusivas em seu perfil, certifique-se de revelar o mínimo possível de informações pessoais, como sobrenomes, informações de contato, data de nascimento, local de trabalho, escola que frequentou, nome de usuário em redes sociais, etc. Com essas informações, hackers podem adivinhar suas senhas com mais facilidade. Eles também podem usar essas informações para enviar e-mails de phishing. É preferível usar apenas seu nome ou um apelido.
Não vincule sua conta a seus perfis em redes sociais
Mantenha separado seu perfil de encontros de suas outras contas de redes sociais. Provavelmente, você tem mais informações nessas contas, e hackers ou golpistas podem usá-las para prejudicá-lo. É uma boa ideia revisar as configurações de privacidade em todas as suas contas de redes sociais para garantir que elas estejam em um nível que lhe dê paz de espírito.
Permaneça dentro do aplicativo de encontros
Ao conversar com um possível encontro ou com alguém que você acabou de conhecer, é ideal que a conversa ocorra dentro do aplicativo de encontros. Golpistas tentarão convencê-lo a conversar por meio de plataformas cifradas como o WhatsApp, onde seu comportamento pode ser menos controlado. Permanecer no aplicativo oferece uma camada adicional de proteção, pois alguns aplicativos não permitem que as pessoas enviem links em mensagens, e a maioria deles inclui recursos para denunciar ou bloquear outros usuários. E, se as coisas não derem certo, você não precisa se preocupar: a outra pessoa não terá seu número de telefone.
Limite o uso das configurações de localização
Desative a opção de localização do aplicativo ou use-a com pouca frequência. É melhor não dar muitos detalhes para que um estranho não possa identificar o bairro em que você mora ou trabalha.
Use um site confiável
Existem milhares de aplicativos de encontros disponíveis em todo o mundo. E nem todos têm a mesma qualidade. Pesquise antes de escolher um: leia avaliações na Internet e peça conselhos aos seus amigos. Geralmente, os sites maiores e mais reconhecidos protegerão melhor suas informações e garantirão a segurança dos encontros online. Depois de parar de usar o aplicativo de encontros, não se esqueça de excluir seu perfil.
Não tenha medo de fazer uma denúncia
Os aplicativos de encontros mais seguros recomendam denunciar comportamentos agressivos ou ilegais. Eles costumam incluir a opção de bloquear usuários individuais se as interações com eles forem desconfortáveis. Se alguém o assediar ou tentar extorqui-lo financeiramente, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente do site de encontros.
Não interaja com perfis suspeitos
Se a pessoa que você está interessado em publica informações limitadas e tem apenas uma foto, pode ser uma conta falsa. Tome precauções se quiser começar a conversar com alguém que tem pouca informação. Confie em sua intuição se achar que um perfil pode não ser genuíno.
Faça uma chamada de vídeo antes de se encontrarem pessoalmente
Após iniciar uma conversa e falar com um possível encontro, considere agendar uma chamada de vídeo antes de se encontrarem pessoalmente. Pode ser uma boa maneira de garantir que a pessoa é quem diz ser em seu perfil. Se a outra pessoa se recusar a fazer uma chamada de vídeo, isso pode ser um sinal de suspeita.
Informe um amigo sobre onde você vai
Antes de se encontrar com um encontro online na vida real, informe a um amigo com quem você se encontrará, onde irá e a que horas pretende voltar para casa. Considere programar uma "chamada de segurança", ou seja, peça a um amigo para ligar durante o encontro para garantir que tudo está indo bem.
Encontrem-se em um local público e vá e volte em seu próprio transporte
Para o seu primeiro encontro, marque um encontro em um local público e certifique-se de ir e voltar em seu próprio meio de transporte. Ter aplicativos de transporte em seu telefone pode lhe dar opções se necessário. Certifique-se de que seu telefone esteja totalmente carregado ou não se esqueça de levar um carregador ou bateria portátil. Não permita que a outra pessoa saiba exatamente onde você mora.
Limite-se a situações em que você se sinta confortável
Encontros geralmente envolvem álcool. Tente estar ciente de seus limites e não se sinta pressionado a beber apenas porque seu encontro o faz. Mantenha-se atento. Não perca de vista sua bebida e procure que os primeiros encontros sejam breves. Algumas pessoas se sentem mais seguras se tiverem um meio de autodefesa, como um spray de pimenta ou uma lanterna de alta intensidade.
Confie em sua intuição
Sempre confie em sua intuição e não hesite em se afastar de um encontro ou parar de falar com alguém se algo não lhe agradar. Não se preocupe em parecer rude; sua segurança é o mais importante. Se você se sentir desconfortável ou inseguro durante o encontro, bloqueie ou denuncie a outra pessoa posteriormente para evitar que ela possa interagir com seu perfil novamente.
Fonte: https://www.kaspersky.es/resource-center/preemptive-safety/dating-app-safety
Riscos e golpes em aplicativos e sites de encontros sexuais
Nesse tipo de aplicativo e site, além das ameaças mencionadas anteriormente, também podem ocorrer os seguintes riscos:
Extorsão
Você recebe uma mensagem dizendo que perturbou uma de suas garotas e contraiu uma dívida, e eles ameaçam você e sua família, enviando vídeos. Não responda, pois eles desistirão com o tempo. Denuncie-os à polícia se continuarem incomodando.
Pagamentos antecipados
Eles dizem que só trabalham com pagamento antecipado, pois tiveram problemas com clientes que não compareceram ao encontro. Uma vez que você paga, nunca mais ouve falar deles. Não pague antecipadamente.
Apenas saídas
Eles podem dizer que só fazem saídas, para que você forneça seu endereço e, assim, comecem as extorsões ao saber onde você mora ou pedirem dinheiro antecipado para pagar o táxi ou reservar o serviço.
Golpe de extorsionadores
- Eles criam anúncios "iscas" em sites de anúncios eróticos
- O cliente entra em contato com o anúncio "isca" e fornece informações
- Os golpistas entram em contato com o cliente nos dias seguintes de outro telefone e iniciam a extorsão...
Nunca pague, bloqueie-os e, se eles escreverem de outro telefone, bloqueie. Eles tentarão te assustar, mas são apenas golpistas.
Denuncie à polícia e avise os sites de anúncios, fornecendo o telefone dos extorsionadores e uma captura de tela.
Outra forma de obter números de clientes que os golpistas usam é fingir ser o suporte de sites de anúncios, entrando em contato com as garotas e enganando-as para obter números de clientes. Se você é um acompanhante, um site de anúncios nunca solicitará números de clientes.
Golpe de pagamento antecipado
- Eles criam anúncios "iscas" em sites de anúncios eróticos
- A suposta garota só aceitará pagamento antecipado.
- Eles farão ofertas, dirão que uma hora custa 50 euros, que você deve pagar metade do serviço antecipadamente, etc.
- Eles podem enviar vídeos para te excitar, fazer chamadas de vídeo, etc.
- Uma vez que você paga, eles desaparecem e o endereço que eles forneceram é falso. Não pague antecipadamente por um serviço ou parte de um serviço.
Golpe de apenas saídas
- Eles criam anúncios "iscas" em sites de anúncios eróticos
- O cliente entra em contato com o anúncio "isca" e fornece informações sobre onde mora
- Os golpistas entram em contato com o cliente nos dias seguintes de outro telefone e iniciam a extorsão...
- Eles também podem pedir dinheiro antecipado para reservar, pagar o táxi, etc. Não pague antecipadamente. Cuidado com quem você dá seu endereço. Mais informações podem ser encontradas em https://www.sexoestafas.com/